Buscar
  • Simone Panko

Sedação consciente x Sedação Medicamentosa X Anestesia Geral

Atualizado: há 3 horas

Você já ouviu falar em alguma dessas sedações ou anestesia? E que tal #cheirinho ou #óxidonitroso? Quero #dormir no atendimento? A criança não para precisamos ir em um #centrocirúrgico?


Neste post iremos colocar um pouquinho do que é cada uma dessas situações e como que na #odontologia podemos usufruir delas.


Ultimamente temos tido uma procura pela sedação consciente ou utilização do cheirinho ou óxido nitroso. Como o próprio nome diz a criança ou adulto que a utilizará ficará consciente mas extremamente relaxada, ela é diferente da que é usado em hospitais e clinicas dentre as diferenças temos a máscara, para o uso em atendimento odontológico a máscara cobrirá apenas o nariz para a boca ter o acesso livre para o profissional trabalhar. Quando é uma criança com menos de 2 anos de idade normalmente não recomendamos o uso pois o bebê não entende que tem que ficar com a boca aberta e continuar a respirar pelo nariz, por isso crianças de até 5 anos temos que analisar o quanto ela entende do que é pedido ou passado. Também não a recomendamos quando o paciente possui problemas respiratórios. Ponto positivo após a suspensão do gás o paciente retorna sem nenhuma intercorrência.

Então mostramos um pouquinho dos pontos positivos e negativos do uso do #cheirinho.


Já a sedação medicamentosa, como o próprio nome diz utilizamos principalmente os benzodiazepínicos para fazer com que o paciente durma durante o atendimento, os medicamentos tem sua forma em gotas que utilizamos na grande maioria em crianças e adolescentes e os comprimidos que usamos em adolescente e adultos. Pontos positivos o paciente adulto realmente dorme se a medicação for corretamente administrada, amnésia temporária. Pontos negativos: precisa de acompanhante, não pode voltar ao trabalho e/ou dirigir.


Em alguns casos seja por #fobia, pacientes com vários procedimentos a serem executados, #traumatismo, #infecções ou baixa idade, temos que ir para um centro cirúrgico dentro de um hospital ou clínica de grande porte para o uso da anestesia geral. Pontos positivos pacientes de praticamente todas as idades conseguem usufruir, abaixo de 2 anos sempre tem um risco um pouco maior pelo uso do anestésico geral, por isso temos que ter um pouco mais de atenção. Pontos negativos caso o paciente não possua plano de saúde terá que pagar internação e o anestesista, então o ponto negativo seria o alto custo para o paciente.


Conseguiram perceber a diferença entre cada tipo de "sedação" seja ela consciente, medicamentosa ou geral?


Ficou alguma dúvida? Marque sua consulta conosco!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo