Buscar
  • Simone Panko

Pré-Natal Odontológico e Primeira Consulta


O ideal para a prevenção tanto para a mãe quanto para o bebê que está sendo formado é o pré-natal odontológico, que deverá ser realizado assim como é feito pelo médico, normalmente é realizada uma consulta por trimestre no mínimo.

Para as futuras mamães podemos observar na alteração hormonal um crescimento e até mesmo um sangramento exacerbado na gengiva (problemas periodontais), na qual iremos fazer a profilaxia que é a limpeza, e acompanhar esta variação visto que vários estudos comprovam que mães com problemas periodontais acabam tendo uma chance maior de sofrer um parto prematuro e ou baixo peso ao nascimento do bebê.


Os dados também sugerem que quando há uma enfermidade gengival ela pode piorar durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta. Caso a mãe não apresente problemas periodontais, daremos sempre dicas de prevenção para a mesma e para o neném.


A primeira consulta com o odontopediatra deverá ocorrer no primeiro mês de vida caso a mãe não tenha realizado o pré-natal, para que mesmo que não tenha nenhum dente em boca a mãe possa aprender quais os cuidados necessários e quando os mesmos devem se iniciar.


Para o neném assim como para uma criança quanto mais cedo for a consulta com um dentista mais saudável terá a sua infância e com menos traumas crescerá. A prevenção seja com a profilaxia, orientação geral quanto ao uso de mamadeiras ou chupetas, orientação alimentar, orientação de higiene oral é muito melhor e menos traumatizante do que quando a criança sente dor, e associa a ida ao dentista com aquele momento chato e traumatizante.


Mas calma! Se o seu filho ou filha já não é mais tão pequeno assim, marque uma consulta de prevenção se você acredita que ele não apresenta nenhuma cárie. Também temos outros fatores que iremos examinar na primeira consulta como a mordida(oclusão), lábios, língua, bochechas, lesões como pintas ou manchas, explicaremos também quando é " normal" para nascimento ou troca dos dentes, qual o momento mais correto para utilizar o aparelho, seja ele ortopédico funcional que atua no crescimento ósseo este quanto mais cedo utilizarmos melhor, ou a ortodontia convencional que são os aparelhos que possuem braquetes; também orientamos com relação ao bruxismo, o porque que ele acontece e quando devemos intervir.


E sim dente de leite tem raiz! E o que acontece quando o seu filho ou sua filha sofre um trauma na região ou quando tem uma lesão muito grande de cárie, sim podemos fazer o tratamento de canal quando temos a presença da raiz ou raízes ou se é indicada a extração, lembrando sempre que se há uma perda prematura do dente devemos substituir este por algum tipo de aparelho, seja fixo ou removível para manter o espaço para que o permanente possa vir, ou quando não há o permanente para futuramente colocar um implante.


#prenatal #prenatalodontologico #bruxismo #odontopediatria #trauma #ortopediafuncionaldosmaxilares #ortodontia #aparelhos #carie #cariedemamadeira #prevenção #sãojosédospinhais #bucopediatrica #manchas #primeirainfancia



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo